Preferido dos alunos, Haddad lidera na USP
03/10/12 18:03O petista Fernando Haddad lidera as intenções de voto para prefeito de São Paulo na maior universidade pública brasileira. Em um quadro diferente do registrado entre os eleitores da capital paulista, na USP é Haddad quem fica à frente: tem 25% de preferência, ante 18% no total do eleitorado da cidade, segundo pesquisa Datafolha concluída em 27 de setembro. As divergências entre a comunidade paulistana da USP e o eleitorado não param por aí. Segundo colocado tanto na USP quanto entre o total de eleitores, José Serra (PSDB) é indicado por 15% dos professores, alunos e funcionários da universidade, índice menor do que o verificado entre os paulistanos de forma geral (22%).
Com 1% das intenções de voto em São Paulo, Carlos Gianazzi (PSOL) tem 9% na USP. Divide a terceira colocação com Soninha (PPS) e Gabriel Chalita (PMDB), que têm 8%, cada, e Celso Russomanno (PRB), que lidera na cidade com 30%, mas na universidade aparece com 5%. A candidata Ana Luiza (PSTU) tem 2% das intenções de voto, enquanto Paulinho da Força (PDT), Anaí Caproni (PCO), Eymael (PSDC), Miguel (PPL) e Levy Fidelix (PRTB) foram citados mas não atingiram 1%. Um em cada cinco (20%) eleitores dize votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. Há ainda 7% que não souberam responder.
Para ver os índices por faculdade, arraste o mouse pelo gráfico.
Para essa pesquisa, foram ouvidos 1003 entrevistados, de 16 anos ou mais, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2012 em 29 faculdades ou institutos da USP na cidade de São Paulo, sendo 714 alunos de graduação ou pós-graduação, 137 docentes e 152 funcionários da Universidade de São Paulo. A abordagem aleatória foi realizada por alunos da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP, que cursam o 4º semestre de Jornalismo, instruídos pelo Datafolha. A pesquisa de campo, de responsabilidade dos alunos, foi supervisionada pelo Prof. Dr. José Coelho Sobrinho, responsável pela cadeira de laboratório de jornalismo impresso, e processada pelo Datafolha. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os dados completos da pesquisa podem acessado nos site do Datafolha