Em Curitiba, Ratinho Júnior amplia vantagem entre os mais pobres
04/10/12 16:39A quatro dias da eleição, o cenário eleitoral em Curitiba é estável: Ratinho Junior (PSC) mantém a liderança, com 34% das intenções de voto (tinha 32% na semana passada), e Luciano Ducci (PSB) fica na segunda posição, com 25% (sem alteração em relação ao levantamento anterior).
Em outro patamar seguem Gustavo Fruet (PDT), com 18% (tinha 17%), e Rafael Greca (PMDB), com 10% (tinha 11%). Aparecem ainda Bruno Meirinho (PSOL), com 2%, Alzimara (PPL), com 1%, e Avanilson (PSTU), que não chegou a 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 6% dos eleitores (estável) e outros 5% não souberam responder (eram 6%).
Apesar de apenas oscilar dentro da margem de erro no quadro geral, Ratinho Júnior conseguiu crescer ainda mais no segmento da população que lhe dá maior vantagem nesse eleição, os mais pobres. Entre os eleitores que tem renda mensal familiar de até 2 salários, o candidato do PSC subiu 11 pontos desde a semana passada, de 36% para 47%. É nesse estrato do eleitorado que ele obtém maior vantagem sobre Ducci, que tem 27% (20 pontos de diferença), como mostra o gráfico abaixo (arraste o mouse pela imagem para visualizar os índices dos candidatos).
O mais recente levantamento em Curitiba foi realizado nos dias 02 e 03 de outubro de 2012 e ouviu 1.196 eleitores. A margem de erro máxima 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PR-00538 / 2012
Os dados completos das pesquisas Datafolha podem ser encontrados no site do instituto.