Líder, Fortunati é também o menos rejeitado em Porto Alegre
04/10/12 14:01Com 51% das intenções de voto e com chance de vencer a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre já no primeiro turno, José Fortunati (PDT) tem outra vantagem sobre os adversários: entre todos os candidatos, o atual prefeito da capital gaúcha é quem tem a menor taxa de rejeição. Apenas 9% dos eleitores da capital gaúcha não votariam de jeito nenhum no ual prefeito, índice bem abaixo do verificado para Manuela D’Ávila (PCdoB), rejeitada por 24%, ante 22% na pesquisa anterior, e Villa (PT), em quem 23% não votariam.
Aparecem ainda entre aqueles em quem os eleitores não votariam os candidatos Wambert di Lorenzo (PSDB), com 19%, Erico Correa (PSTU), com 16%, Azambuja (PSL), com 11, e Robaina (PSOL), com 2%. Uma fatia de 14% declarou não rejeitar nenhum candidato, 4% rejeitam todos os nomes na disputa e 12% que não souberam responder.
A pesquisa mais recente para a disputa eleitoral em Porto Alegre está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00373/2012. Para o levantamento, foram ouvidos 1274 eleitores de Porto Alegre, com 16 anos ou mais, nos dias 2 e 3 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados completos de todas as pesquisas realizadas podem ser encontrados no site do Datafolha.