Líder, Marcio Lacerda vê votos de mais escolarizados migrarem para Patrus em BH
04/10/12 19:08Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) viu sua vantagem sobre Patrus Ananias (PT) oscilar de 13 para 11 pontos em uma semana, mas mantém a chance de vencer a disputa ainda no primeiro turno. O atual prefeito tem 45% das intenções de voto, ante 34% do petista.
Entre os demais candidatos, Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) têm 2%, cada; e Pepe (PCO), Dr. Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) foram citados mas não alcançaram 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 9% (estável), e outros 7% continuam indecisos (era 8%).
Uma análise baseada na escolaridade dos eleitores mostra um cenário estável entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental, mas movimentações de preferência entre eleitores com ensino médio e entre aqueles que chegaram ao ensino superior, como mostram os gráficos abaixo (passe o mouse sobre as curvas para visualizar as intenções de voto)
Entre os eleitores com ensino médio, Patrus viu a preferência por seu nome recuar cinco pontos. O candidato do PSB foi o mais beneficiado, com o ganho também de cinco pontos nesse segmento.
No eleitorado mais escolarizado, o atual prefeito perdeu sete pontos e viu o petista ultrapassá-lo numericamente. Patrus ganhou 13 pontos nesse segmento, absorvendo votos também de indecisos.
Para o levantamento mais recente foram ouvidos 1279 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 02 e 03 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-00994 / 2012
Os dados completos de todas as pesquisas podem ser encontrados no site do Datafolha.