Vantagem de Haddad é maior entre liberais
24/10/12 17:13Líder no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) também está à frente de José Serra (PSDB) na maioria dos grupos ideológicos da capital paulista, com vantagem maior entre os liberais do que entre os conservadores.
Para chegar a estes resultados, o Datafolha aplicou metodologia que envolve diversas questões sobre valores sociais, políticos e culturais. Utilizado pela primeira vez no primeiro turno deste ano, esse método possibilitou a classificação do eleitorado em cinco grupos: liberais, extremo-liberais, conservadores e extremo-conservadores, como mostra o gráfico a seguir:
No eleitorado de forma geral, Haddad tem 49% das intenções de voto, ante 32% de Serra. Considerando os grupos ideológicos de eleitores, apenas entre os extremo-conservadores Serra consegue o empate com Haddad, por 41% a 40%, respectivamente. Nos demais, a vantagem é do petista, conforme os resultados exibidos no gráfico:
A pesquisa ouviu 2098 eleitores de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.
Os dados completos do levantamento podem ser encontrados nos site do Datafolha.