Para maioria dos eleitores de São Paulos, candidatos deveriam ser mais preparados
25/10/12 18:01Apenas 18% dos eleitores de São Paulo acreditam que os candidatos que disputaram o cargo de prefeito neste ano estão à altura do que a cidade precisa. A maioria (76%) vai no caminho contrário e indica que os candidatos a prefeito deveriam ser mais preparados. Esses índices se mantêm dentro da média tanto entre os que votam entre Serra quanto em Haddad.
Mais da metade do eleitorado (54%) avalia que, no primeiro e no segundo turno da eleição, os candidatos falaram menos do que o esperado sobre os problemas da cidade. Outros 23% dizem que os candidatos falaram dos problemas na medida certa, e 16%, que falaram mais do que o esperado. Não souberam responder 8%.
Pensando somente no segundo turno da corrida eleitoral, 62% dos eleitores declaram que escolheram seu candidato por ser a pessoa ideal para assumir a prefeitura. Uma fatia de 36%, porém, escolheu seu candidato por falta de opção melhor. Nos estratos mais jovens do eleitorado, o índice dos que escolheram seu candidato por falta de melhores opções fica acima da média: 45% entre aqueles que têm de 16 a 24 anos, e 50% no segmento de eleitores que tem de 25 a 34 anos.
A pesquisa ouviu 2084 eleitores de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.
Os dados completos do levantamento podem ser acessados no site do Datafolha.