Para 63% dos paulistanos, segurança pública em governo Alckmin é ruim ou péssima
26/11/12 16:15Após um ano e 11 meses de governo, a administração do tucano é considerada ótima ou boa por 29% dos moradores da capital paulista. Esse índice representa uma queda de 11 pontos na aprovação em menos de três meses: no início de setembro, 40% avaliavam seu governo como ótimo ou bom. A reprovação seguiu tendência contraria e atualmente 25% consideram a gestão Alckmin ruim ou péssima, ante 17% no levantamento anterior. O índice dos que avaliam regular o atual governo fica em 42%, estável em relação aos 40% verificados em setembro. Em pesquisa realizada três meses após assumir o governo, em meados de março de 2011, 42% viam seu governo como ótimo ou bom, 32%, como regular, e 19%, como ruim ou péssimo.
Após a avaliação geral sobre o governo, os paulistanos foram consultados sobre o desempenho de Geraldo Alckmin em relação à segurança pública. A maioria (63%) considera a atuação do governo do peessedebista nessa área ruim ou péssima, e apenas 12% dizem a avaliam como ótima ou boa. Há ainda 23% que indicam o desempenho do governo Alckmin nessa área como regular. Entre as sub-regiões de São Paulo, o pior desempenho de Alckmin em relação à segurança pública é verificado na região Sul 2, que agrega distritos da região Sul mais distantes do centro, como Parelheiros, Pedreira e Campo Limpo, e na qual a avaliação ruim ou péssima para a área chega a 70%
O desempenho ruim na segurança pública entre suas principais razões a ampla difusão entre os paulistanos das notícias sobre as mortes violentas ocorridas no Estado de São Paulo nas últimas semanas. A ampla maioria (96%) dos moradores da capital diz ter tomado conhecimento dos confrontos entre policias e bandidos levaram ao aumento dessas mortes violentas. Destes, 49% disseram estar bem informados sobre o assunto, 39%, mais ou menos informados, e 7%, mal informados.
Para consultar a percepção do paulistano sobre segurança pública, violência e imagem dos policiais e de quem os comanda, foram ouvidos 1082 moradores da capital, com 16 anos ou mais, no dia 22 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos.
O resultado completo da pesquisa pode ser acessado no site do Datafolha.