Dilma e Lula seriam favoritos para Presidência, se eleição fosse hoje
17/12/12 18:21A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera todos os cenários avaliados sobre a eleição presidencial de 2014 e, se a eleição fosse hoje, seria a favorita concorrendo contra Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Joaquim Barbosa (sem partido). Seu companheiro de partido e ex-presidente, Lula, teve seu nome incluído em um dos cenários sobre a disputa e também fica à frente dos adversários.
Na questão espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, 26% apontaram o nome de Dilma Rousseff quando consultados sobre em quem gostariam de votar na eleição presidencial de 2014. Outros 12% mencionaram o nome de Lula, 3%, o de Aécio, 2%, o de José Serra (PSDB), 1%, o de Marina Silva, e 1%, o de Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato do PT, sem especificar qual, também foi citado por 1%. Uma fatia de 46%, no entanto, não soube citar um nome que gostaria de ver como presidente.
Em uma situação em que enfrentasse Marina Silva e Aécio Neves, Dilma teria a preferência de 57% dos brasileiros com 16 anos ou mais, ante 18% de Marina e 12% do candidato tucano. Uma fatia de 6% indicou que votaria em branco ou nulo, e 6% não souberam responder. Na região Sudeste, Dilma tem um desempenho abaixo da média (51%), tendo Marina com 20%, e Aécio, com 17%. No Nordeste, porém, a petista teria 64%, ante 16% de Marina e 10% do nome do PSDB. Terceira colocada na disputa presidencial de 2010, Marina se destaca entre os mais jovens (24% de preferência), entre os eleitores com nível superior de ensino (26%) e entre aqueles com renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (31%).
Quando se inclui o nome de Eduardo Campos e se mantém os demais, Dilma é apontada por 54%, Marina segue com 18%, Aécio fica com 12% e o candidato do PSB obtém 4%. A preferência pela petista no Nordeste, nesse caso, fica em 59%, e Campos, que governa o Estado de Pernambuco, dobra suas intenções de voto para 8%.
Um terceiro cenário em que é excluído o nome de Eduardo Campos é substituído pelo do presidente do STF (Superior Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, a atual presidente fica com 53% das intenções de voto, seguida novamente por Marina (16%), Aécio Neves (11%) e Barbosa (9%). O presidente do Supremo ganha destaque entre os mais escolarizados (21%) e entre aqueles com renda mensal familiar de 5 a 10 mínimos (20%).
Em outro cenário avaliado, o ex-presidente Lula é incluído como candidato do PT e concorreria com Marina Silva, Aécio Neves e Joaquim Barbosa. O petista teria 56% dos votos, ante 13% de Marina, 10% de Barbosa e 9% de Aécio. No Nordeste, o ex-presidente teria a preferência de 67%, índice similar ao registrado entre aqueles com renda mensal familiar de até 2 salários mínimos (66%).
Nesse levantamento realizado no dia 13 de dezembro de 2012, foram realizadas 2.588 entrevistas em 160 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mais informações podem ser acessadas no site do Datafolha.